terça-feira, 8 de setembro de 2009

André Filho

::: O eterno Stallone :::
Um dos profissionais mais completos da nossa dublagem, André Filho protagonizou personagens até hoje imortalizados em nossa memória, em grande parte graças a sua interpretação primorosa que fazia de cada um deles um destaque à parte.
André Filho nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1946. Estudou no colégio da Marinha, antes de começar sua carreira no rádio, aos 16 anos, na função de locutor.
André esteve presente em filmes, séries e desenhos que fizeram parte da infância de muita gente. Como esquecer dos filmes do Superman com Christopher Reeve com a dublagem confiante de André Filho, que ia do vacilante Clark Kent ao firme herói com muita habilidade? Na verdade, por mim o box com a série de filmes do Homem de Aço jamais seria comercializada por aqui sem a dublagem original.
Sylvester Stallone então, muitos passaram pela dublagem do ator hollywoodiano, mas o jeitão calmo característico do astro, é complicado fazer com tanta perfeição quanto André Filho fez.
André Filho foi extremamente versátil, além de trabalhar com dublagem, participou de programas de rádio, como Sexta na Imprensa (Rádio Imprensa) e de Tv como Nas Ondas do Rádio (Rede Manchete). Irreverente, o dublador ficou conhecido no meio como o primeiro profissional brasileiro de dublagem a colocar a voz no seguro.
Infelizmente o mundo da dublagem perdeu André Filho, em março de 1997, vítima de Aids, mas os seus trabalhos continuam propagando o nome daquele que fez da sua voz a portadora de muitas emoções.

Um comentário: